quarta-feira, 19 de novembro de 2008

algumas citações do tcc

A educação como prática da liberdade, ao contrário daquela que é pratica da dominação, implica a negação do homem, isolado, solto, desligado do mundo, assim também a negação do mundo como uma realidade ausente dos homens. (FREIRE [19--], apud ARANHA, 1996, p. 21)

A criança que ainda não se alfabetizou, mas já folheia livros, finge lê-los, brinca de escrever, ouve histórias que lhe são lidas, está rodeada de material escrito e percebe seu uso e função, essa criança é ainda ‘analfabeta’, porque não aprendeu a ler e a escrever, mas já penetrou no mundo do letramento, já é, de certa forma, letrada. (SOARES, 2002,p.24)

A ‘transmissão’ de conhecimento, muito difundida em décadas passadas e ainda bastante presente em nossos dias, tem sido questionada e discutida por inúmeros educadores comprometidos com a alfabetização entendida enquanto processo de ação no qual a construção do conhecimento pelo sujeito se sobrepõe à visão simplificada que reduz o conhecimento a algo pronto, estático, mecânico, como é o caso das ‘cartilhas’ que se propõem alfabetizar. (NOGUEIRA; PILÃO, 1998, p. 16)

Mesmo antes de se iniciar o ensino formal, a criança já construiu interpretações, elaborações internas, que não dependem da interferência do adulto e não devem ser entendidas como confusões perceptivas. As garatujas nunca são simples rabiscos sem nexo, por isso cabe ao professor observar o que o aluno já sabe, ou seja, estar atento para a maneira pela qual ele interpreta os sinais ao seu redor e não para aquilo que a escola pensa que ele deve ser. (ARANHA, 1996, p. 185)


O trabalho de sala de aula não voltado para a construção de sentido revela conceitos falsos de escrita, de texto e de leitura que levam crianças que não tiveram oportunidade de perceber a escrita como significativa no período pré-escolar à construção de conceitos também falsos. O texto é visto por elas como um conjunto de ‘palavras’ cujo significado não interessa, a leitura é vista como apenas decodificação dessas ‘palavras’, e compreender o texto nada mais é que usar a estratégia de pareamento e mecanicamente localizar a resposta. Terzi (1995, p.104)

Um comentário:

Unknown disse...

GOSTEI DO TEXTO MUITO BEM DIRECIONADO
OBGADO USAREI EM MEU TCC
GRANDE ABRAÇO